11 de out. de 2008

Saiba mais sobre o III ECR e construa também esse Encontro!

As Brigadas Populares realizam no próximo dia 24 de outubro de 2009, sábado, o III Encontro de Comunidades de Resistência. O Encontro, que chega à terceira edição, apresenta neste ano a temática: "Organização Popular: Alternativa Brigadista". O objetivo é fortalecer as formas de organização nas comunidades, bairros e outros territórios na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Na parte da manhã, haverá apresentação dos representantes de diversas comunidades; falando sobre a realidade, problemas e experiências desses lugares; momento também em que representantes de alguns movimentos sociais convidados vão falar sobre as lutas construídas. Além disso, no III ECR, as Brigadas Populares vão apresentar as campanhas desenvolvidas pela Organização. Na parte da tarde, haverá divisão de Grupos de Trabalhos, por Regional. A idéia é que sejam organizados núcleos de militantes brigadistas nos bairros, comunidades e cidades da RMBH, além de fortalecer as associações de bairro, grupos locais e comunitários através da criação de uma rede de apoio político, econômico e de formação para estes coletivos.
O Encontro é destinado a lideranças comunitárias, pessoas interessadas em participar das lutas na cidade, militantes sociais que desejam aprofundar o debate em torno da proposta de uma nova sociedade sobre a perspectiva da luta urbana.

Por que o tema?
As Brigadas Populares escolheram o tema “Organização Popular” porque acredita que esta é a única alternativa frente os grande desafios que estão colocados para o povo brasileiro e em especial para os moradores da RMBH. Devemos ter claro , que para conseguir consolidar uma proposta de cidade mais justa e igualitária, onde o povo mande e o governo obedeça, devemos fortalecer as comunidade com organização, formação política e capacidade de mobilização. Outro questão importante é definir bem claro nossos inimigos e os grupos jogam contra os interesses da população pobre de nossa cidade.

Local: Ginásio Poliesportivo do Instituto Sagrada Família
Av. Pres. Carlos Luz (Catalão), 535, Caiçara -BH
Entrada pela R. Frei Orlando, n° 1004

Atenção! Um ônibus vai sair da Praça da Estação para levar os participantes. Em breve serão postadas as informações!

Cronograma:

08:00h - Abertura do III Encontro de Comunidades de Resistência
08:30h - Apresentação das Comunidades
09:00h - Mesa 1- Testemunho dos Representantes das Comunidades
10:00h - Mesa 2- Testemunho dos Movimentos Sociais convidados
11:00h - Exposição das Campanhas das Brigadas Populares
12:00h - Almoço
13:30h - Apresentação do Vídeo das Brigadas Populares
14:00h - Grupos de Trabalho (GTs)
GT 01 - Regional Centro-Sul
GT 02 - Regional Pampulha
GT 03 - Regional Barreiro
GT 04 - Regional Nordeste
GT 05 - Regional Venda Nova
GT 06 - Regional Leste
GT 07 - Regional Norte
GT 08 - Regional Oeste
GT 09 - Regional Noroeste
GT 10 - Contagem
GT 11 - Betim
GT 12 - Núcleo Jurídico
GT 13 - Núcleo Meio Ambiente e Justiça Ambiental
17:00h - Plenária Final - Apresentação dos Resultados do ECR
17:30h - Apresentação do Teatro do Oprimido - Grupo Levante
18:15h - Confraternização

Encontros preparatórios:

Estão sendo realizados Encontros preparatórios nas comunidades e bairros, para que sejam debatidos os problemas de cada realidade, com as possíveis propostas de soluções. Todos os debates são muito importantes para a construção dos grupos de trabalho!

Para subsidiar esses encontros, foi preparada uma cartilha, com todas as informações sobre o encontro. Clique aqui para acessar a cartilha!

Se você quiser participar do Encontro preparatório da sua região, entre em contato: contatobrigadaspopulares@gmail.com



2 comentários:

  1. Olá! Meu nome é Thais Oliveira tenho 17 anos, moro em Confins, região metropolitana de BH e me interessei muito em participar ECR, como faço? onde me inscrevo? Ou é aberto e quem chegar na hora faz o casdastramento? Vou deixar meu email aqui se puderem me enviar uma resposta ficarei muito grata.

    ResponderExcluir
  2. rsr disee que deixaria meu email e esqueci de cita-lo rsrs ..agora vai: thais.rosalina@yahoo.com.br

    ResponderExcluir